Back

A jóia como dispositivo crítico de intervenção social

Workshop  /  01 Mar 2010  -  06 Mar 2010
Published: 05.02.2010
A jóia como dispositivo crítico de intervenção social.
CPAI
Management:
Ana Cardim
DEADLINE: 22/02/2010
.

© By the author. Read Klimt02.net Copyright.

Intro
(...) The workshop examines the main types underlying the broad concept of "Contemporary Jewelry," debated the place, status, existing circuits, and the potential of the "jewel" as well as the possibility to act through cross-platform with the dynamics of Arte Actual . (...)
O workshop apresenta uma forte componente teórica onde se abordam temas vitais sobre cultura e pensamento filosófico contemporâneos: enquadramento filosófico dos conceitos “moderno”, “pós-moderno” e “contemporâneo”; subjectividade da experiência contemporânea, “urgência de real”, últimas polémicas e teorias estéticas; o carácter transdisciplinar da Arte Actual; “estética relacional”; entre outros temas relevantes.

Analisam-se as principais tipologias subjacentes ao amplo conceito de “Joalharia Contemporânea”, debatemos sobre o lugar, estatuto, os circuitos existentes, e o potencial da “jóia” bem como sobre as possibilidades de actuar através de plataformas transversais com as dinâmicas da Arte Actual.
Introduz-se, define-se e exemplifica-se o conceito de “jóia-dispositivo” como meio crítico de intervenção como uma (entre outras) possibilidade de plataforma transversal. 

A componente prática do workshop prevê um projecto de grupo de elaboração, execução e activação de uma “jóia-dispositivo” em espaço público ou em território alternativo, como via de intervenção crítica a nível social e/ou ambiental. 

Dates and price

Numero de horas: 28h
Datas: 1 Março a 6 Março de 2010
Local: CPAI – Largo Rafael Bordalo Pinheiro, 29 – 2º • 1200-369 Lisboa
Horários: de 2ª a 6ª feira das 18h às 22h. Sábado, dia 6 de Março das 12h às 20h.
Idiomas: português e castelhano
Numero de participantes: mínimo 10 e máximo 20 participantes
Preço do workshop: 130 euros por participante.
Sócios da PIN e do CPAI: desconto de 25%

Pagamento por transferência bancária:
PIN – Associação Portuguesa de Joalharia Contemporânea
Caixa Geral de Depósitos
NIB – 00350 3960021951483059

Inscrições: Os interessados deverão contactar mailto:anacardim@gmail.com
Deadline: para que o workshop se realize pelo menos 10 participantes terão de efectuar a sua inscrição até ao dia 22 de Fevereiro (as inscrições realizadas após 22 de Fevereiro não usufruem de desconto em nenhum dos casos).

Activities

Leituras complementares: 
A 26 de Fevereiro serão enviados (por e-mail) textos de apoio. Estas leituras são necessárias para uma boa fruição e optimização do workshop. 
Appreciate APPRECIATE